...

"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância"! (Jo 10,10)

1 de julho de 2011

TRÊS "MODELOS" DE COMUNIDADE


     
 


TRÊS “modelos” de comunidade para nos iluminar

Todo cristão, se quiser realmente ser fiel ao projeto de Jesus, precisa viver em comunidade. Não existe seguidor de Jesus vivendo sozinho. Mas há diferentes formas de ser comunidade: a natureza nos ajuda a olhar estes diferentes modos:

     

Comunidade Abacate neste modelo de comunidade temos duas partes bem distintas: o caroço e a massa. Ambos parecem estar juntos, mas estão no fundo separados. Toda a dinâmica da vida está no caroço que é um núcleo duro, não depende da massa que o rodeia. Além do mais o caroço é o centro, tudo o mais é periférico.




 

Existe ainda outro modelo de ser comunidade. É a comunidade Cajú. Em sintese, a comunidade cajú é aquela em que a semente não se mistura com o resto da fruta. Está pendurada. Junto, mas não se envolve com nada. Muitas vezes nem sabe o que está acontecendo.
      

Comunidade Laranja na comunidade de modelo laranja as coisas são diferentes: ela é formada de gomos e com sementes. Não existe uma parte que é centro e outra que é periferia. Todas as partes formam o todo da laranja. Alem do mais em cada gomo existe como que pequenos gominhos. A dinâmica da vida não se encontra centralizado em apenas um lugar, mas em todos os gomos temos sementes.
  

Percebemos que há várias formas de ser comunidade. Não podemos esquecer que a comunidade (Igreja) são todos aqueles que participam. Por isso dizemos que a Igreja é Povo de Deus.


Meu irmão, minha irmã:
1.      Que tipo de Igreja você acredita que mais se aproxima do jeito de Jesus?
2.      Com qual modelo de Igreja você, com sua pratica, mais se identifica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário